segunda-feira, 20 de março de 2017

Receita: Casaco de Tricô com Tranças - Lã Alice

O Outono chegou! Época de se preparar para as baixas temperaturas do Inverno. Pensando nisso, hoje compartilhamos uma sugestão da Círculo com a lã Alice. No modelo a seguir, temos um lindo casaco em tricô com tranças. 

Veja a seguir o passo a passo! 

Material:
Lápis; 
Abreviaturas: p.: ponto, pts.: pontos,  m.: meia, t.: tricô, tric.: tricote, ag.: agulha, v.: vezes, rem. – rematar. 
Ponto utilizado – Tranças laterais: siga o diag. 1; Losango central: siga o diag. 2; Ponto de barra 1/1: siga o diag. 3; Ponto meia: direito em m., avesso em t.; Cordões de tricô: todas as carr. em m. ou em t. OBS: (cada cordão de tricô corresponde a 2 carr. tric.). 
Amostra – Um quadrado de 10cm em ponto meia, na ag. nº 5,5 = 16 p. x 18 carr.

Gráficos aqui

Execução:

transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho. 

Costas – Monte 96 pts. na ag. nº 5,5 e tric. 6 cordões de tricô. Na carr. seguinte tric. da seguinte maneira: 9 pts. (A – cordões de tricô), 6 pts. (B – trança), 5 pts. (A – cordões de tricô), 6 pts. (B – trança), 8 pts. (A – cordões de tricô), 2 pts. (C – corda simples), 24 pts. (ponto meia), 2 pts. (C – corda simples), 8 pts. (A – cordões de tricô), 6 pts. (B – trança), 5 pts. (A – cordões de tricô), 6 pts. (B – trança), 9 pts. (A – cordões de tricô). Tric. acompanhando os diag. 1 e 2 e os pts. de rep.. À 41cm de comprimento desde o inicio  forme as cavas rem. de cada lado 3 pts. (1 v.). À 57cm e comprimento desde o inicio rem. todos os pts. da ag. e reserve a peça. 

Frente – Monte 96 pts. na ag. nº 5,5 e tric.6 cordões de tricô. Na carr. seguinte tric. da seguinte maneira: 9 pts. (A – cordões de tricô), 6 pts. (B – trança), 5 pts. (A – cordões de tricô), 6 pts. (B – trança), 8 pts. (A – cordões de tricô), 2 pts. (C – corda simples), 24 pts. (D – losango central), 2 pts. (C – corda simples), 8 pts. (A – cordões de tricô), 6 pts. (B – trança), 5 pts. (A – cordões de tricô), 6 pts. (B – trança), 9 pts. (A – cordões de tricô). Tric. acompanhando os diag. 1 e 2 e os pts. de rep.. À 41cm de comprimento desde o inicio  forme as cavas rem. de cada lado 3 pts. (1 v.). À 48cm e comprimento desde o inicio forme o decote rem. os 24 pts. centrais e tric. cada lado separadamente acompanhando os pts. À 57cm e comprimento desde o inicio rem. todos os pts. da ag. e reserve a peça. 

Manga – Monte 44 pts. na ag. nº 5 e tric. 8 cordões de tricô, na carr seguinte tric. a peça em ponto meia. À  52cm de comprimento desde o inicio rem. nos dois lados para formar o arredondamento da manga 3pts. (1 v.), e a cada 2 carr., 1 pts. (14 v.). À 63cm de comprimento desde o inicio rem. os 10 pts. restantes da ag.. Faça a outra manga igual e reserve-as. Montagem e acabamento - Use a ag. de tapeçaria e o fio 5545 na cor verde bandeira feche as laterais (41cm) deixando a abertura das cavas (16cm.) e feche o ombro esquerdo (10cm), deixe o outro ombro aberto para facilitar a execução da gola. Levante ao redor do decote 84 pts. e trab. em p. de barra 1/1 acompanhando o diag. 3 e o p. de rep. por 6 carr. Rem. todos ao pts., deixando uma sobra do fio de aproximadamente 35cm. Transpasse este fio na ag. de tapeçaria feche a gola e o ombro direito (10cm). Feche as mangas e costure-as ao redor das cavas. 

Artesão: Ateliê Círculo

2 comentários:

Ademir Moreno Junior disse...

Olá| a la do casaco não esta correta. A la Alice nao tem esse numero e na receita, faltam os dagramas. Eu gostei muitissimo da blusa. Obrigada.

Ademir Moreno Junior disse...


seria justo responder a minha pergunta que foi feita em /