segunda-feira, 14 de março de 2016

Blusa de tricô Brilhante com trança e zigue-zague

Bom dia pessoal! Para começar a semana, compartilhamos com vocês uma receita que tem tudo para arrasar nesse próximo início de Outono! Estamos falando da blusa com o fio Brilhante da Círculo. A lã possui uma torção exclusiva com textura e relevo diferenciados. É agradável ao toque e também muito leve. A peça tem detalhes trabalhados em trança e zigue-zague, que dão charme e sofisticação ao trabalho em tricô.


Material:

Abreviaturas
p.: ponto, p.j.: ponto junto, m.: meia, t.: tricô, laç..: laçada,  v.: vezes, tric.: tricote, rem.: rematar,  ag.: agulha, trab..: trabalhe,



Pontos utilizados
Barra 3/3: siga o diagrama 1; Trança: siga o diagrama 2; P. ziguezague: siga o diagrama 3; P. alongado: 1ª carr.: trab. em m., 2ª carr.: *1 m., 1 laç.*, repita de *a*, finalize a carr. com 1 p. m.. 3ª carr.: tric. todos os p. em m., deixando cair as laç.; P. vazado: trab. em número de p. divisíveis por 3. 1ª carr. (avesso): trab. em m. 2ª carr.: * tric. 3 p. j. em m. (não deixa-los cair da ag. esquerda), depois tric. o 1º destes p. em m. (deixa-lo cair da ag. esquerda) e em seguida tric. os 2 últimos p. j. em m., 3ª carr.: trab. em t., 4ª carr.: trab. em m.. 
Amostra – Um quadrado de 10cm em p.m., na ag. nº6 = 20p. x 22 carr.

Execução:

Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas em vermelho no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.

Costas – inicie fazendo a faixa de trança. Monte 22 p. nas ag. nº 6 e tric. a trança acompanhando o diagrama 2 até atingir o comprimento de 37cm. Arremate os p. e reserve a faixa. Inicie a blusa pela barra, monte 81 p. nas ag. nº 5 e tric. em p. barra 3/3 acompanhando o diagrama 1 e o p. de rep.  por 7cm. Mude para a ag. nº 6 e trab. no p. vazado por 6cm. Mude para a ag. de tapeçaria e unir a trança na última carr. feita sobre o p. vazado em p. de alinhavo a mão. Após o termino desta etapa na parte superior da faixa de trança monte 81 p. na ag. de tricô nº 6 e trab. no p. alongado por 8cm. Prossiga no p. ziguezague acompanhando o diagrama 3 e o p. de rep. por 9cm, arremate 6 p. de cada lado para formar a cada e prossiga no p. vazado por 10cm. Finalize cada lado do decote fazendo uma trança de 6cm. Arremate o fio e reserve a peça. 

Frente – igual a parte das costas.

Mangas – inicie fazendo a faixa de trança. Monte 22 p. nas ag. nº 6 e tric. a trança acompanhando o diagrama 2 e o p. de rep. até atingir o comprimento de 14cm. Arremate os p. e reserve a faixa. Inicie a manga pelo punho, monte 39 p. nas ag. nº 5 e tric. em p. barra 3/3 acompanhando o diagrama 1 e o p. de rep. por 8cm. Mude para a ag. nº 6 e trab. no p. vazado por 11cm. Mude para a ag. de tapeçaria e unir a trança na última carr. feita sobre o p. vazado em p. de alinhavo a mão. Após o termino desta etapa na parte superior da faixa de trança monte 39 p. na ag. de tricô nº 6 e trab. no p. alongado por 7cm. Prossiga no p. ziguezague acompanhando o diagrama 3 e o p. de rep. por 9cm, siga no p.vazado por 10cm finalize a manga com uma trança de 6cm. Ao fazer os últimos 16cm para formar a cava, rem. de cada lado a cada 2 carr., 3 p. (1 v.), 2 p. (2 v.) e 1 p. (8 v.). Arremate os p. restantes e reserve a peça. Faça a outra manga igual.

Montagem e acabamento – Costure as laterais e ombro. Feche as mangas e costure-as ao redor das cavas. Inicie a gola levante 111 p. na ag. de tricô circular nº 5 e trab. no p. barra3/3 acompanhando o diagrama 1 e o p. de rep. por 12cm. 

1 comentários:

Ana disse...

Esta blusa está muito feia, parece amassada, não faz justiça ao fio!!!!!