quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Descomplicando o Patchwork: dicas para começar!

A arte de reunir diferentes peças de tecido num trabalho único é conhecida como Patchwork. Com esse método, é possível criar diversas produções, tanto para a casa, como para a moda. Por isso, convidamos você que ainda não é praticante a conhecer um pouco mais dessa arte para iniciar nessa atividade.

Para começar, é necessário conhecer os materiais básicos usados na técnica. Confira:

1- Cortadores circulares: com lâminas afiadas, eles são os mais indicados para obter precisão no momento do corte do tecido. Para que seu efeito seja potencializado, é necessário que eles sejam usados em cima de uma base de corte. 

2 - Tecidos: Os mais recomendados são os de algodão e de diferentes estampas para ajudar nas suas composições.

3 - Linhas: Assim como os tecidos, as de algodão são as preferidas. Uma dica é combinar a cor delas com o tecido. 

4 - Base de corte: Com linhas e medidas em centímetros, elas facilitam seu trabalho e ajuda na padronização dos recortes. 

5 - Réguas de Patchwork: Elas também são muito úteis no momento do corte do tecido. Atualmente, existem diferentes formatos no mercado, o que amplia as possibilidades de uso desse material. 

6 - Tesouras: elas precisam ser próprias para cortar tecido, caso contrário, podem danificar seu retalho e, assim, dificultar seu trabalho. 

Composição de estampas: A dica para trabalhar com estampas é escolher peças que tenham pelo menos uma cor em comum, para criar uma identidade. Os passos seguintes, para os mais experientes, é combinar texturas diferentes. Vale combinar lisos e listrados, poá e geométricos e outros que a criatividade permitir.

Cuidados com o tecido: Antes de começar a costurar, é importante que o tecido esteja lavado e passado, para tirar os possíveis resíduos de goma que eles trazem da indústria. Assim, você terá a noção perfeita do material com o qual está trabalhando.

Referência para inspirações: Para conhecer receitas e ter novas ideias para criar, recomendamos que você acompanhe o site Drika Artesanatos. Lá, a artesã compartilha passo a passos e muitas dicas para quem gosta dessa área. Navegue e divirta-se!

Com informações: Costura Moderna
Foto: Drika Artesanato

1 comentários:

Mariah disse...

Gosto muito de patch, mas ainda não me arrisquei.