segunda-feira, 20 de julho de 2015

Porta trecos colorido além de útil dá toque especial à decoração

Sabe aquela frase ‘unir o útil ao agradável’? Então, esse é exatamente o espírito da receita dessa postagem. Separamos aqui um porta trecos bem colorido, produzido com o fio Barroco. O acessório charmoso pode ser usado para guardar as ferramentas de artesanato, por exemplo.

Você pode produzir para uso próprio e também para comercializar. Quem sabe não dê um empurrãozinho no orçamento?



Conheça a receita!

Receita

Material:
- 5 ilhós grandes
- 2 prendedores de roupa

Execução:
Fundo: faça 53 correntes, mais duas para dar altura e faça 52 pontos altos sobre o cordão de correntes feitas anteriormente. Agora trabalhe ponto sobre ponto até completar 40 carreiras. Arremate e reserve.

Bolso grande: faça 20 correntes, mais duas para dar altura e faça 19 pontos altos sobre o cordão de correntes feitas anteriormente. Agora trabalhe ponto sobre ponto até completar 29 carreiras. Faça o acabamento da borda superior utilizando o gráfico do "Bico 1".
Serão necessários 3 bolsos grandes, sendo o de baixo tecido totalmente com fio verde(acabamento da borda com fio rosa, bico 1), o do meio com 14 carreiras com o fio amarelo e 15 carreiras com fio rosa (acabamento da borda com fio roxo, bico 1)a e o de cima com 4 car. com o fio verde, 4 car. com o fio rosa, 12 car. com o fio amarelo e 9 car. com o fio roxo(acabamento da borda com fio amarelo, bico 1).

Bolso redondo: faça dois bolsos redondos, sendo um verde com contorno rosa e um rosa com contorno verde.

Bolso diagonal: com o fio amarelo faça 15 correntes, mais duas para dar altura e faça 14 pontos altos sobre o cordão de correntes feitas anteriormente. Agora trabalhe ponto sobre ponto até completar 13 carreiras. Com o fio roxo faça o acabamento da borda superior utilizando o gráfico do "Bico 1" e no restante do contorno faça pontos baixos.

Montagem:
Posicione todos os bolsos sobre o fundo. Com a agulha de mão costure a parte de baixo de cada bolsos grande, também faça uma costura entre uma cor e outra no bolso grande do meio e o de cima porque cada cor delimita uma separação em cada bolso. 

Posicione o bolso diagonal em seu lugar e costure as laterais e o fundo.
Posicione os bolsos redondos em seus lugares e costure apenas a metade de baixo.
Agora para fixar as laterais dos bolsos grandes no fundo, faça uma carreira do "Bico 2". Em cima e em baixo do fundo, não faça o bico, faça apenas uma carreira de pontos baixos.

No bolso grande de baixo aplique um botão de pressão no lugar indicado no esquema e cole com cola quente um prendedor de roupa em cada lado do bolso. Se preferir, decore com um cordão de crochê ou outro detalhe a parte de cima de cada prendedor.

Na parte superior do fundo, aplique 5 ilhós que servirão como reforço da peça quando ela for pendurada. Tanto pata aplicar o botão quanto os ilhós, não é necessário furar ou cortar a trama de crochê, é só esgarçar a trama para abrir espaço, a trama do crochê vai ceder.

Franja: arremate a parte de baixo do porta trecos com uma franja. Corte quantos fios forem necessários, com 20cm cada um, dobre ao meio e passe por dentro de cada ponto baixo feito anteriormente. Um fio por ponto baixo é suficiente. Para que a franja fique graciosa, alterne as cores dos fios.
Artesã: Izabel Cristina Bonatti

Fonte da receita e das fotos: Círculo

0 comentários: